Fiocruz lança cartilha com recomendações de segurança para Natal e réveillon
A produção do material contou com colaboração do Observatório Covid-19 da Fiocruz e de outros especialistas da instituição
Foto: Reprodução
Com o aumento de casos e mortes pela Covid-19 no país e com o ano chegando ao fim, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou uma cartilha com orientações de segurança para as festas de Natal e réveillon. O material inclui recomendações sobre como preparar e servir alimentos, organização do ambiente e medidas gerais de proteção para festividades em casa. A produção do material contou com colaboração do Observatório Covid-19 da Fiocruz e de outros especialistas da instituição.
"Este será um fim de ano muito diferente daquele que todos gostaríamos de ter, mas é preciso encontrar um equilíbrio entre o desejo de estarmos todos juntos e a necessidade de medidas protetivas que a pandemia e, especialmente, o aumento do número de novos casos no país, nos coloca. Por isso, é muito importante que as pessoas tenham informações corretas e sigam as recomendações”, alertou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.
"A forma mais segura de passar o Natal e o Réveillon é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que moram com você", indica a cartilha.
Recomendações de segurança
Especialistas alertam para quem vai receber convidados ou celebrar em outro local, que existirá exposição a diferentes tipos de contágio. Para diminuir os riscos, recomendam usar máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo, ter um saco para guardar a máscara, mantê-la seca e limpa entre os usos, além de ter uma extra.
A cartilha recomenda evitar aglomerações e manter distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas, preferir locais abertos e evitar uso do ar-condicionado, lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos como talheres e copos e higienizar as mãos após tocar em objetos compartilhados com outros convidados.
Ambiente e convidados
O material orienta que o número de convidados deve ser limitado de acordo com o tamanho do espaço, para que as pessoas possam manter 2 metros de distância entre si. Os convidados devem ser orientados a levar suas máscaras e música alta deve ser evitada para que as pessoas não tenham que falar alto ou gritar.
Os convidados não devem se sentar todos juntos na hora da ceia. Os espaços podem ser organizados reunindo as pessoas que moram juntas. É recomendado ter sabão e papel para secar as mãos no banheiro, evitando toalhas de pano, e lixeiras com pedal para que não seja necessário colocar a mão na tampa. Álcool em gel deve ser disponibilizado nos ambientes.
Preparo e forma de servir alimentos
De acordo com a cartilha, a recomendação é evitar compartilhar ceia, orientando os convidados a levar sua própria comida e bebida. Caso não seja possível, é importante lavar as mãos antes de cozinhar e usar máscara durante o preparo.
Além disso, é recomendado limitar o número de pessoas no ambiente em que a comida estiver sendo preparada, disponibilizar as bebidas em embalagens individuais em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas, e oferecer condimentos embalados individualmente, sempre que possível.
Os especialistas orientam evitar o compartilhamento de utensílios para servir a comida. Pratos e bebidas em recipientes não individuais devem ser servidos por uma única pessoa, que deve lavar as mãos e usar máscara. Após o evento, toda louça deve ser lavada com água corrente e detergente, ou na máquina de lavar louças.
Pessoas que devem evitar encontros
A cartilha sugere que para quem pretende receber convidados em casa ou celebrar em outro local, é recomendado verificar se está com sintomas da Covid-19 ou tem diagnóstico da doença, ainda está no período de 14 dias desde os primeiros sintomas da doença, está aguardando resultado do teste ou teve contato com alguém que teve Covid-19 nos últimos 14 dias. Nesses casos, o isolamento domiciliar deve ser mantido, sem participar de eventos ou receber visitas.
O documento também orienta que as pessoas que fazem parte ou moram com alguém que faz parte do grupo de risco para casos graves de Covid-19 devem ficar em casa e celebrar apenas com os moradores da mesma casa. "Se proteja e proteja sua família", indica a cartilha