Fiocruz recomenda que vacina de Oxford seja aplicada em dose única
Intenção é controlar quantidade de vacinas distribuídas
Foto: Divulgação
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu uma recomendação para que a vacina da Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca, seja aplicada em dose única, pelo menos no primeiro momento da vacinação. Atualmente, a recomendação é que a vacina seja aplicada em duas doses.
Segundo a Fiocruz, a intenção da medida é controlar a quantidade de vacinas para imunizar mais pessoas já que estudos mostram que o imunizante possui eficácia de 73% por um período de quatro meses.
Segundo o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, a segunda dose é vista "quase como um reforço".
"Nossa recomendação, e é um programa que está sendo utilizado pela Inglaterra e pela maioria dos países, é realmente aproveitar essa característica da vacina e fazer uma vacinação mais rápida, para distribuir doses para mais pessoas num primeiro momento, para que a gente possa diminuir a carga viral populacional, e com isso diminuir a transmissão da doença", disse Krieger em entrevista a GloboNews.