Firjan afirma que produtividade maior pode elevar PIB brasileiro em US$ 1 trilhão até 2027
Estudo apresenta 103 propostas para aumento de produtividade
Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Um estudo com 103 propostas para aumento de produtividade do Brasil que podem elevar o Produto Interno Bruto (PIB) do país em US$ 1 trilhão até 2027, foi apresentada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Entre as propostas da Firjan estão uma reforma tributária e a restituição do crédito acumulado de ICMS, além da ampliação do crédito a micro e pequenas empresas.
A entidade destaca a importância também avanços na segurança pública, com a redução da impunidade para roubo de cargas e comercialização de produtos ilícitos. O estudo aponta também a importância de se assegurar a independência das agências reguladoras e o compromisso do governo com o combate à corrupção e com a segurança jurídica do país.
A Firjan defende a abertura do setor elétrico, além da redução do custo e do aumento da qualidade da energia. Na área de infraestrutura, a entidade destaca a necessidade de avanço da modernização do setor elétrico, além da redução do custo e do aumento da qualidade da energia. Além da reinstituição do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços e uma reforma administrativa para ampliar a eficiência do Estado.