Fiscalização apreende carne e galinhas sendo vendidas sem higiene em cidades baianas
Todos os produtos apreendidos foram levados para destruição em graxearia
Foto: Reprodução / ADAB
Agentes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) apreenderam pelo menos 900 kg de carne bovina abatida sem nenhuma higiene e mais 8,5 mil unidades de galinhas resfriadas transportadas ilegalmente e fora das condições sanitárias em mercados municipais do interior da Bahia. Os flagrantes ocorreram em Serra Preta e em Teixeira de Freitas.
A primeira apreensão foi registrada no Território da Bacia do Jacuípe, na zona rural de Serra Preta, onde foram flagradas irregularidades.
“É muito impactante, nos depararmos com boi retalhado no chão, sem qualquer higiene, junto a animais domésticos doentes para ser vendido na cidade, imagine o risco”, ressalta o coordenador do Programa de Combate ao Abate Clandestino da ADAB, Ednilton Brito.
“As ações para burlar a lei envolvem alternativas improvisadas para ocultar o fragrante, mas estamos estendendo nossas diligências e, em paralelo, orientamos e direcionamos os produtores a encontrar formas corretas de vender seus produtos”, concluiu Ednilton.
Na BR-101, em Teixeira de Freitas, um caminhão carregado de frango foi abordado pelos servidores que contaram com apoio da Polícia Rodoviária Federal. A carga, que seria distribuída no comércio da região, era transportada sem refrigeração adequada e com temperatura acima do permitido.
Todos os produtos apreendidos foram levados para destruição em graxearia.