• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Fitch Rating: "harmonia entre Poderes impulsiona a elevação da nota de crédito do Brasil", diz o Ministro da Fazenda
Economia

Fitch Rating: "harmonia entre Poderes impulsiona a elevação da nota de crédito do Brasil", diz o Ministro da Fazenda

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também celebrou a decisão da Fitch

Por Da Redação
Ás

Fitch Rating: "harmonia entre Poderes impulsiona a elevação da nota de crédito do Brasil", diz o Ministro da Fazenda

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), atribuiu a "harmonia entre os Poderes" a elevação da nota de crédito do Brasil pela agência Fitch Ratings. Em entrevista coletiva em Brasília, Haddad afirmou estar confiante na superação da crise econômica, destacando a importância do diálogo e da construção conjunta para o crescimento sustentável. 

A Fitch elevou a nota de crédito do Brasil de "BB-" para "BB", com perspectiva estável. A agência reconheceu o desempenho macroeconômico e fiscal do país, apoiado por políticas proativas e reformas. O comunicado da Fitch ressaltou a expectativa de que o novo governo continuará buscando melhorias adicionais.

Ainda que a nota tenha sido rebaixada em 2018, devido à crise das contas públicas e à demora na aprovação da reforma da Previdência, a elevação atual indica que o Brasil está menos vulnerável ao risco no curto prazo, mas enfrenta incertezas em relação a condições financeiras e econômicas adversas.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), celebrou a decisão da Fitch e atribuiu a melhora da nota à política econômica do governo, que tem contado com o apoio institucional da Câmara. Lira ressaltou a aprovação de importantes pautas, como a reforma tributária, o Carf e o arcabouço fiscal.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), também comemorou a elevação da nota de crédito, considerando-a como uma comprovação de que o Brasil está no rumo certo com a retomada do crescimento, queda da inflação e responsabilidade fiscal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.