Fitch Ratings eleva de “BB-” para “BB” classificação de risco do Brasil
A nota do país foi rebaixada pela agência de risco em 2018 devido à crise
Foto: Agência Brasil
A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou a nota de crédito do Brasil de 'BB-' para 'BB', com perspectiva estável. Em comunicado, a Fitch afirma que a mudança reflete um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado “em meio a sucessivos choques nos últimos anos, políticas proativas e reformas que apoiaram isso e a expectativa da Fitch de que o novo governo trabalhará para melhorias adicionais”.
A nota do Brasil foi rebaixada pela agência de risco em 2018, em meio à crise das contas públicas e pela demora na aprovação da reforma da Previdência na ocasião. Apesar da melhora, a nova nota do país ainda indica um “grau especulativo", o que significa que o Brasil está menos vulnerável ao risco no curto prazo, mas segue enfrentando incertezas em relação a condições financeiras e econômicas.
A agência afirma ainda que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende um afastamento da agenda econômica liberal dos governos anteriores. Mas, mesmo assim, espera-se que “o pragmatismo e contrapesos institucionais evitem desvios radicais de políticas macro ou micro, enquanto o governo também está buscando iniciativas para apoiar o setor privado”.