• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Flávio Bolsonaro teve dados fiscais acessados indevidamente pela Receita, aponta TCU
Política

Flávio Bolsonaro teve dados fiscais acessados indevidamente pela Receita, aponta TCU

O senador afirmou que tomará 'providências jurídicas'

Por Da Redação
Ás

Flávio Bolsonaro teve dados fiscais acessados indevidamente pela Receita, aponta TCU

Foto: Reprodução/Agência Senado

A Receita Federal identificou que o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) teve seus dados fiscais acessados ilegalmente por um servidor do órgão. Há ainda evidências de que pelo menos outras cinco pessoas políticas tiveram os dados consultados indevidamente por funcionários entre 2018 e 2020. As informações são resultado de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). 

A auditoria teve início após representação do subprocurador-Geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado.

A própria Receita Federal informou aos auditores que foram instaurados oito processos administrativos disciplinares para apurar "possíveis acessos imotivados aos sistemas da RFB". Entre eles, seis são relacionados a "pessoas politicamente expostas". 

Quatro funcionários já foram responsabilizados e suspensos das funções, e outros quatro casos ainda seguem em apuração, segundo o Fisco.

"Entre estes processos, um tratou especificamente de apuração correcional de servidor que acessou indevidamente os dados fiscais do Senador Flávio Bolsonaro, concluso pela responsabilização do servidor, sendo aplicada penalidade de suspensão", diz trecho do relatório sigiloso do TCU.

Sobre o caso, o senador Flávio Bolsonaro afirmou que foi "vítima de alguns bandidos infiltrados no serviço público com o único intuito de atingir o presidente". Ele disse que tomará "providências jurídicas". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário