Flávio Dino apresenta plano de ações para combater crimes violentos no país
Medidas visam lidar com aumento de estupro, estelionato e racismo
Foto: Agência Brasil
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, divulgou, nesta quinta-feira (20), em suas redes sociais, uma lista de ações planejadas pelo governo para enfrentar o cenário de crimes violentos, incluindo estupros, estelionatos e casos de racismo.
Essas medidas foram elaboradas em resposta aos dados alarmantes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, relativos ao ano de 2022, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
"Dados sobre segurança revelados hoje mostram a importância e o rumo correto das ações que o Presidente Lula já anunciou e as que vai anunciar amanhã", destacou Dino em sua mensagem. O ministro apresentou seis pontos-chave que compõem o plano estratégico:
- Plano específico para a Amazônia, onde a violência cresce;
- Forte articulação com estados e municípios e mais operações integradas;
- Controle do armamentismo irresponsável;
- Medidas específicas em proteção às mulheres e contra o racismo;
- Políticas focadas nos 163 municípios mais violentos;
- Maior atuação da Polícia Federal e coordenação federativa no combate aos crimes cibernéticos;
Além disso, o governo está trabalhando em conjunto com operadoras e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); para desenvolver medidas que desestimulem roubos e furtos de celulares.
O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que um novo decreto para a regulamentação de armas no país será publicado até esta sexta-feira (21), segundo o blog da Ana Flor.