Política

Flávio Dino falta pela terceira vez a convocação da Comissão de Segurança

Ausência foi justificada devido a riscos de agressões físicas e verbais, cita ofensas de parlamentares

Por Da Redação
Ás

Flávio Dino falta pela terceira vez a convocação da Comissão de Segurança

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Flávio Dino, não compareceu à Comissão de Segurança da Câmara nesta terça-feira (21). Esta é a terceira vez que o ministro falta à convocação. Em um ofício direcionado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Dino mencionou declarações ofensivas de parlamentares e afirmou que sua ausência foi sugerida pelo setor de segurança do Ministério da Justiça, "em razão do elevado risco de agressões físicas e morais, incluindo ameaças de uso de arma de fogo".

Dino apontou que o próprio presidente da comissão, deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), carece de "capacidade e imparcialidade" para conduzir a audiência pública, citando a fala do parlamentar em 10 de outubro, quando o ministro não compareceu a outra sessão.

O ministro também mencionou uma suposta quebra de decoro e expressou preocupação com sua segurança, destacando: "É plausível imaginar que eles [deputados] estejam armados, o que representa uma séria ameaça à minha integridade física, caso eu comparecesse à audiência". Isso aconteceu após o deputado Sargento Fahur (PSD-PR) enviar uma mensagem durante a sessão da comissão em 10 de outubro: "Vem pegar minha arma se você é homem".

Embora sua presença fosse obrigatória devido à convocação, Dino justificou a ausência por temor à sua segurança pessoal. Ele reiterou o pedido de comparecimento a uma sessão conjunta no plenário da Câmara, "para que eu possa, ao mesmo tempo, responder a todos os questionamentos com a devida segurança".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.