Flávio Dino pede à PF que investigue possíveis irregularidades na Abin
Instituição teria contratado sistema secreto para monitorar celulares ilegalmente durante governo Bolsonaro
Foto: Getty Images
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), enviou à Polícia Federal (PF), nessa quarta-feira (15), um ofício em que solicita a apuração das denúncias de irregularidades envolvendo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Uma reportagem do jornal O Globo revelou que, durante os três primeiros anos do governo de Jair Bolsonaro (PL), a Abin teria usado um sistema secreto para monitorar até 10 mil proprietários de celulares a cada 12 meses.
O sistema teria sido contratado em caráter sigiloso pela instituição, para conseguir acessar o histórico de deslocamentos e receber alertas em tempo real.
“Os fatos, da forma como se apresentam, podem configurar crimes contra a Administração Pública e de associação criminosa tipificados no Código Penal, entre outros. No caso, havendo lesões a serviços e interesses da União, assim como à vista da possível repercussão interestadual do itinerário em tese criminoso, impõe-se a atuação investigativa da Polícia Federal”, disse o ministro, no documento enviado à PF.