Foca famosa por fazer palhaçadas morre após ser atacada por cão em Londres
Animal passou a ser conhecido quando foi resgatado com uma isca de pesca enrolada na boca

Foto: Reprodução/Twitter
A foca Freddie, conhecida por fazer palhaçadas na região de uma ponte em Londres, na Inglaterra, teve de ser submetida à eutanásia após ser atacada por um cachorro no domingo (21). Após o acontecimento, a dona do cachorro, identificada como Rebecca Sabben-Clare, de 49 anos, veio a público e se desculpou pelo ocorrido.
As pessoas que assistiam às palhaçadas da foca foram os responsáveis por acionar o Corpo de Bombeiros de Londres e o Resgate da Vida Marinha Britânico para resgatá-la. A corporação levou a foca para um hospital veterinário. Ao chegar no local, no entanto, foi constatado que a foca tinha um osso quebrado, deslocamento da nadadeira e danos às articulações, ligamentos e nervos. Como o hospital tem uma política de não colocar os animais em cativeiro, e uma foca com apenas uma nadadeira não sobreviveria na natureza, foi decidido que, para o bem de Freddie, era melhor que ele fosse sacrificado.
Nomeado em homenagem ao cantor do Queen, Freddie Mercury, a foca passou a ser conhecida quando foi resgatada com uma isca de pesca enrolada na boca. Na ocasião, os veterinários atenderam o animal e o devolveram para a natureza, mas Freddie continuava voltando para uma ponte no bairro de Barnes, sobre o rio Tâmisa, onde interagia com transeuntes.
As focas comuns ou portuárias podem ser vistas frequentemente dentro e ao longo do Tâmisa. Apenas neste ano, 117 avistamentos dos mamíferos semi-aquáticos já foram registrados pela Pesquisa de Mamíferos Marinhos do Tâmisa da Sociedade Zoológica de Londres.