Fogo Cruzado: Pernambués registra maior número de tiroteios em Salvador

Em 2024, foram registrados 47 tiroteios no bairro

Por Da Redação
Ás

Fogo Cruzado: Pernambués registra maior número de tiroteios em Salvador

Foto: Divulgação

A violência tem deixado diversos sinais em Pernambués, que, em 2024, foi o bairro que teve mais tiroteios em Salvador. A constante competição entre facções criminosas e operações policiais tem criado um clima de insegurança, que altera a rotina dos moradores e comerciantes da localidade. Perante esse cenário, especialistas e autoridades debatem providências para controlar a escalada da criminalidade e trazer de volta a tranquilidade à comunidade.

De acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado, foram computados 47 tiroteios em Pernambués somente em 2024, que resultou em 30 mortes. Pernambués é a segunda maior favela da capital baiana e a 11° maior do Brasil, com 35.110 habitantes, de acordo com dados suplementares do Censo 2022. Entre os mortos, 29 foram de civis e uma foi de um agente policial.

Entre as 47 ocorrências, 16 ocorreram enquanto ocorria ações policiais. Metade destas ações foram efetuadas pela 1ª CIPM – que tem responsabilidade territorial sobre os bairros Pernambués e Saramandaia. Nessas ocorrências, 10 civis foram mortos e dois foram feridos. Nenhum agente foi morto ou ferido nestes tiroteios.

Em primeiro lugar na lista das maiores favelas da Bahia, o bairro de Beiru/Tancredo Neves foi o segundo com mais tiroteios no ano passado. Com 36 ocorrências, o bairro apontou 26 mortes de civis e nenhuma morte de policiais. Situada na região central de Salvador, o Beiru tem 34 mil habitantes a menos que a maior favela do Brasil, a comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, com mais de 72 mil moradores.
 
Entre as 36 ocorrências, 16 aconteceram enquanto ocorria ações policiais. Metade destas ações foram feitas pela 23ª CIPM – que tem responsabilidade territorial sobre os bairros Arenoso, Arraial do Retiro, Beiru/Tancredo Neves, Cabula, Cabula VI, Doron, Engomadeira, Narandiba, São Gonçalo, Resgate e Saboeiro. Nessas ocorrências, 11 civis foram mortos e oito foram feridos. Nenhum policial foi morto e três foram feridos nestes tiroteios.


Empatado com Beiru/Tancredo Neves em segunda lugar, estão os bairros de Fazenda Grande do Retiro e Lobato. As duas regiões também registraram 36 ocorrências. Fazenda Grande do Retiro foi o bairro que teve mais mortes, com 31 civis mortos. Já o bairro do Lobato teve 25 óbitos.

Em 2023, Beiru/Tancredo Neves ficou no topo do ranking com 53 tiroteios, 40 mortos e 12 feridos. Depois vem Pernambués: 40 tiroteios, 16 mortos e 8 feridos; Valéria; 34 tiroteios, 27 mortos e 6 feridos e Federação: 34 tiroteios, 17 mortos e 6 feridos.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.