Foguete da Spacex que explodiu deixou sérios danos à base dos Texas
Explosão causou crateras no solo e pedaços de concreto
Foto: Reprodução
Considerado o mais poderoso entre as naves, a Starship, da fabricante SpaceX, deixou sérios danos à base do qual foi lançado no estado dos Texas, nos Estados Unidos, na última quinta-feira (20). O foguete explodiu crateras no solo, pedaços de concreto e torceu folhas de metal no local. Com isso, a reparação dos estragos do lançamento deve levar meses e atrasar novas tentativas.
A agência espacial americana, a Nasa, planeja usar a espaçonave em suas próximas missões lunares e até mesmo a Marte. Antes do teste da semana passada, o dono da SpaceX, Elon Musk, havia dito antes que apenas colocar a Starship no ar sem destruir sua plataforma de lançamento seria “uma vitória”.
E foi o que ocorreu. O foguete de 120 metros de altura decolou com sucesso, subindo por cerca de quatro minutos até cair e explodir, na região sobre o Golfo do México.
Mas a plataforma de lançamento ficou completamente destruído. De acordo com o bilionário Musk, a razão da destruição pode ter sido pela força dos motores. “A força dos motores quando eles aceleraram pode ter quebrado o concreto, em vez de simplesmente erodi-lo”, admitiu Musk em sua conta no Twitter.