Foliões enfrentam chuva e atraso para abrir o maior Carnaval do mundo em Salvador
Folia celebra os 40 anos do Axé Music este ano

Foto: Farol da Bahia
Nem a chuva e o atraso foram capazes de parar os foliões animados para abrir o maior Carnaval do mundo: por volta das 14h, a concentração no Campo Grande para acompanhar o início oficial do Carnaval de Salvador 2025 já era intensa, embora o trio só tenha dado partida às 17h, com atraso de mais de 1 hora.
A folia este ano exalta os 40 anos do Axé Music, e a apresentação de abertura reuniu grandes nomes do estilo, como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Ricardo Chaves, Margareth Menezes, Claudia Leitte, Márcio Vitor e mais.
Para a atriz Fabiana Maia, acompanhar o trio de abertura do Carnaval já é uma tradição. Há alguns anos, ela e um grupo de amigos atores acrescentaram mais uma: as fantasias. Este ano, o tema escolhido foi glitter.
“Nós saímos nos Marcarados há mais de 15 anos e, há alguns anos, passamos a vir com a mesma fantasia na quinta-feira de Carnaval”, disse.
Para Naudinho e os amigos, naturais de Belém, as fantasias de Carnaval também são uma tradição, assim como a escolha para aprovar a folia em Salvador.
“Alugamos um casa perto do circuito há três anos e costumamos curtir mais no circuito Barra-Ondina, mas viemos para o Campo Grande pegar a abertura”, destacou o turista.
A ausência da cantora Ivete Sangalo, responsável por abrir a folia nos últimos dois anos, foi sentida por alguns foliões. A estudante Bruna Almeida, 22, não escondeu a insatisfação por não poder ver a sua ídola no primeiro dia de Carnaval.
“Para mim, Ivete representa muito o Carnaval. Estou triste por não vê-la hoje, mas não tem problema, voltarei para ir atrás dela nos outros dias”, brincou.
A expectativa do prefeito Bruno Reis é de que este seja o “maior Carnaval de todos os tempos”. Em coletiva de imprensa, o gestor municipal reforçou a importância da folia para a cultura e economia da cidade.
“O Carnaval gera emprego o ano todo, gera emprego também durante a sua realização. O Carnaval tem a capacidade de promover a nossa cultura, nossa arte, esse jeito que só o baiano tem de ser. É um evento importantíssimo, porque atrai milhares de visitantes para a nossa cidade”, disse o prefeito.
Barra-Ondina
No circuito Dodô, com início no Farol da Barra e fim em Ondina, o cantor Bell Marques abriu os festejos arrastando uma multidão de fãs.
Leia também:
-> Vídeo: Trio elétrico fica preso em túnel que dá acesso a circuito do Carnaval
-> Vídeo: "Importante para preservar a nossa história", afirma Bruno Reis sobre Carnaval de Salvador