Foliões podem fazer testes para detectar DSTs até 25 de fevereiro
Além disso, cerca de 3 milhões de preservativos serão distribuídos durante o carnaval

Foto: Agência Brasil
A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar durante o Carnaval 2020, testes rápidos de detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como o HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes divulgam os resultados em até 30 minutos. Os serviços ficam disponíveis até o dia 25 de fevereiro.
A iniciativa faz parte do projeto Fique Sabendo. Além disso, cerca de 3 milhões de preservativos serão distribuídos durante todo o período da folia.
O atendimento será realizado por uma equipe de médicos, enfermeiros, bioquímicos, psicólogos e assistentes sociais na Rua Dias D'Ávila, próximo ao Farol da Barra (Circuito Dodô), das 10h às 22h, e outra na Praça da Piedade (Circuito Osmar), das 9h às 21h.
Os pacientes reagentes para sífilis iniciaram o tratamento no próprio circuito da folia com a aplicação da primeira dose do antibiótico. Já os usuários com sorologia positiva para outras ISTs foram encaminhados para unidades de referência da Prefeitura de Salvador para tratamento gratuito integral.
Em 2019, cerca de 3 mil pessoas fizeram os testes nas unidades que funcionaram durante a folia. No total, 17 indivíduos tiveram resultados positivos para Hepatites, 26 para HIV e 206 para Sífilis.