• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Foragido da justiça, Binho Galinha pode ter mandato cassado por decisão da Assembleia Legislativa

Foragido da justiça, Binho Galinha pode ter mandato cassado por decisão da Assembleia Legislativa

Deputado estadual foi alvo de uma operação da Polícia Federal e Ministério Público da Bahia na quarta-feira (1°)

Por Da Redação
Às

Foragido da justiça, Binho Galinha pode ter mandato cassado por decisão da Assembleia Legislativa

Foto: Divulgação/ALBA

O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, do Partido Renovação Democrática (PRD), pode ter o mandato cassado, sem necessidade de uma decisão judicial, após ser acusado de envolvimento com organização criminosa no município baiano de Feira de Santana. Nesta quinta-feira (2), ele é considerado foragido da Justiça e é procurado pela Polícia Federal (PF).

Na última quarta-feira (1°), o parlamentar foi alvo de uma operação da PF e Ministério Público da Bahia (MP-BA), onde foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão contra ele. Na ocasião, a esposa do deputado, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho dele, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, foram presos.

Até o momento, Binho Galinha segue foragido. Devido às acusações lançadas contra o parlamentar, apontado como líder de uma organização criminosa, envolvida em crimes como lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) já pode cassar o mandado dele, sem necessariamente aguardar uma sentença da Justiça.

Caso a cassação do mandato não ocorra por decisão dos deputados estaduais da AL-BA, é possível que, o parlamentar perca o cargo ao fim do processo criminal, em um cenário onde seja condenado pela Justiça Comum. Neste caso, a decisão seria comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), que enviaria o ofício à AL-BA e solicitaria o atendimento da determinação.

Nos interiores da AL-BA, o processo seria conduzido pelo Conselho de Ética da Casa, atualmente presidido pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PV). Entre as principais razões para cassação do mandato são destacadas: quebra do decoro parlamentar, quando é evidenciado um procedimento declarado incompatível com o decoro parlamentar; e condenação criminal, ao final de um processo em que o parlamentar é condenado criminalmente.

Em ambos os casos citados, a decisão de cassação do mandado cabe ao plenário da Assembleia Legislativa, em votação secreta. A abertura do processo pode ser provocada pela Mesa Diretora ou por partido político com representação na Casa, desde que seja garantido ao acusado o direito à ampla defesa. Confira como funciona o processo:

Inicialmente, uma representação é encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que tem 10 dias para emitir um parecer sobre a admissão ou arquivamento do processo. Caso a representação seja aceita, o Presidente da Assembleia designa uma Comissão Especial com cinco membros para conduzir o processo.

O deputado acusado recebe uma cópia da representação e tem 10 dias, que podem ser prorrogado em mais 10, para apresentar a defesa por escrito. Ele, inclusive, pode solicitar a apresentação das provas. Após a instrução, ele tem o prazo de mais 10 dias para apresentar as razões finais.

Após o último parecer da defesa, o relator da comissão tem 15 dias para apresentar o parecer, e a comissão tem mais 15 dias para apreciá-lo, ao encaminhar as conclusões para o órgão competente para o julgamento final.

Caso Binho Galinha tenha o mandato suspenso ou cassado, a vaga será assumida por Josafá Marinho (Patriota), diretor técnico da Bahia Pesca, que ficou em situação de suplência, ao obter 33.545 votos nas eleições.

LEIA TAMBÉM:
Esposa e filho de Binho Galinha são presos em operação policial; deputado está foragido e é procurado
Vídeo: imagens mostram momento em que Polícia Federal e Ministério Público chegam à casa do deputado Binho Galinha
Audiência da Operação El Patrón é adiada para novembro por falta de testemunha
PF apreende documentos em casa de deputado estadual Binho Galinha, apontado como chefe de milícia na BA
PMBA nega ter condecorado o deputado estadual 'Binho Galinha' com título de 'Amigo da Polícia Militar da Bahia'
Operação ‘El Patrón’: Binho Galinha se pronuncia após desdobramento da investigação
STF determina continuação da Operação 'El Patrón'; deputado Binho Galinha é um dos alvos
Caso Binho Galinha: Adolfo pressiona líderes para instalação de Comissão de Ética na Alba

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário