Força da ONU no Líbano soma 5 feridos em 2 dias e rejeita pedido israelense de deixar o local
Israel tem atacado base da Unifil em ação desaprovada internacionalmente
Foto: Reprodução/X
A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) informou, neste sábado (12), que um quinto integrante foi ferido perto da fronteira com Israel, por disparos de origem desconhecida.
Nos últimos dois dias, bombardeios de Israel contra a base da Unifil feriram quatro soldados da missão de paz da ONU, que se recusa a abandonar suas posições, após pedidos do país.
“As forças israelenses pediram que abandonássemos as nossas posições na Linha Azul, desde a fronteira até cinco quilômetros da Linha Azul, mas houve uma decisão unânime de ficar, porque a bandeira da ONU deve ser hasteada nesta área” explicou Andrea, porta-voz da força que conta com 10.000 soldados da paz.
A missão de paz da ONU conta com soldados, em sua maioria, franceses, espanhóis e italianos. Os quatro feridos em ataques israelenses tinham nacionalidade da Indonésia e da Sri Lanka.
Os ataques de Israel contra a ONU causaram forte condenação de aliados de Tel Aviv, principalmente na Europa ocidental. A França convocou o embaixador de Israel para dar explicações e assinou um comunicado conjunto com a Itália e a Espanha.
Até o momento, a invasão de Israel contra o Líbano fez com que mais de 1,2 milhão de libaneses deixassem seus lares e matou cerca de 2.100, de acordo com Beirute.