Força e massa muscular diminuem risco de covid grave, segundo estudo

Infectados com boa saúde muscular tendem a ter tempo de internação menor

Por Da Redação
Ás

Força e massa muscular diminuem risco de covid grave, segundo estudo

Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um estudo para avaliar qual a relação entre força e massa muscular com a evolução da Covid-19 nos infectados. Os resultados indicara, que uma pessoa com boa saúde muscular tendem a ter tempo de internação menor, no caso de doença moderada ou grave. 

Em entrevista ao Portal R7, o pesquisador Hamilton Roschel, coordenador do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) e da FMUSP, explica que foram usadas referências da literatura médica.

“A condição muscular ou condição de vulnerabilidade está relacionada com desfechos desfavoráveis em uma série de situações. Por exemplo, um paciente idoso que vai para cirurgia e tem pouca massa muscular, está muito mais exposto”, conta Roschel.

“Essa lógica se mantém na covid. Conseguimos perceber que aqueles que chegavam com melhor saúde muscular ao hospital, ou seja, com mais força e massa muscular, ficavam menos tempo internados do que aqueles que chegavam com menos força e massa muscular”, completa.

A pesquisa foi feita com 186 pacientes internados no Hospital das Clínicas da USP, com idades entre 44 e 74 anos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário