Coronavírus

Força-tarefa dos EUA busca dados genéticos de laboratório chinês em busca da origem da Covid

Equipes vão tentar encontrar evidências da origem do coronavírus em até 90 dias

Por Da Redação
Ás

Força-tarefa dos EUA busca dados genéticos de laboratório chinês em busca da origem da Covid

Foto: Reprodução/Getty Images

As agências de Inteligência dos Estados Unidos buscam dados genéticos que possam ser indícios para descoberta das origens do coronavírus. A força-tarefa vasculham projetos genéticos extraídos de amostras de vírus estudadas no laboratório em Wuhan, China, que alguns funcionários acreditam ter sido a fonte do surto de Covid-19.

No entanto, não há detalhes sobre como ou quando as agências americanas obtiveram acesso às informações. As equipes têm um período de 90 dias para traduzir os dados brutos e descobrir a possível origem da pandemia. 

Para fazer isso, as agências de inteligência estão contando com supercomputadores nos Laboratórios Nacionais do Departamento de Energia, uma coleção de 17 instituições de pesquisa governamentais de elite.

Funcionários que conduzem a revisão de 90 dias esperam que esta informação ajude a responder à pergunta de como o vírus passou dos animais para os humanos. Com a informação desse ministério, as equipes descobrirão se a Covid-19 vazou do laboratório ou foi transmitido para humanos a partir de animais selvagens, disseram várias fontes à CNN.

Muitos cientistas ainda acreditam que o vírus saltou dos animais para os humanos naturalmente. Diversos testes foram feitos em animais, mas pesquisadores ainda não identificaram o hospedeiro intermediário pelo qual o vírus teria passado ao se adaptar aos humanos.

Também é plausível que a infecção inicial tenha ocorrido naturalmente fora do laboratório, talvez enquanto um cientista estava coletando uma amostra de um animal na selva, e esse cientista espalhou o vírus sem saber quando voltou ao laboratório com as amostras, segundo várias fontes familiarizadas com a inteligência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.