Forças Armadas do Líbano reagem após incursão israelense
Confronto ocorre após ataque a posto militar no sul do país
Foto: Ilustrativa / Reprodução / IRNA via Fotos Públicas
As Forças Armadas do Líbano responderam nesta quinta-feira (3) a uma incursão israelense, disparando contra soldados de Israel pela primeira vez desde o início da ofensiva. A ação ocorreu após o ataque de tropas israelenses a um posto militar libanês, que resultou na morte de um soldado, informou o Exército do Líbano.
Desde o início da incursão israelense, há quase duas semanas, os combates envolviam principalmente o Hezbollah, organização com forte presença no sul do Líbano. O governo israelense sustenta que suas ações miram apenas alvos ligados ao grupo extremista, que é apoiado pelo Irã.
Os bombardeios realizados por Israel no território libanês já causaram 1.974 mortes, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde do Líbano. Entre as vítimas estão 127 crianças. O número de feridos supera seis mil. As autoridades israelenses não confirmaram a responsabilidade pelo ataque ao posto libanês.
Na quarta-feira (2), durante reunião do Conselho de Segurança da ONU, o representante do Líbano, Al-Sayyid Hadi Hashim, afirmou que o país enfrenta uma crise humanitária, com cerca de um milhão de pessoas deslocadas devido ao conflito. O governo libanês solicitou auxílio humanitário urgente e apelou por pressão internacional para um cessar-fogo.