Ford apresenta van elétrica E-transit

Modelo tem motor de 269cv com 317km de autonomia

Por Marcos Camargo Jr.
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Ford apresenta van elétrica E-transit

Seis meses após iniciar as vendas da Transit a diesel e com 1.300 unidades vendidas, a Ford lança no país a quinta versão da Transit, líder em vendas na Europa, agora com opção de motor 100% elétrico. Disponível somente na versão furgão, a E-transit mantém estrutura e carroceria do modelo convencional com alguns diferenciais e motor de 269cv com 317km de autonomia por recarga. 

A marca aproveita e passa a oferecer a Transit a diesel (motor 2.0 Ecoblue de 165cv e 39,7kgfm de torque) com câmbio automático de dez velocidades, o mesmo oferecido nas Pickups da Ford nos EUA.

E-Transit 

Com foco corporativo, a E-transit será oferecida apenas para empresas neste primeiro momento. Assim, a Ford oferece diferenciais de acompanhamento por telemetria, pós venda, agendamento de serviços e conectividade que são diferenciais da linha. 

Visualmente há poucas diferenças em relação ao modelo a diesel. A E-Transit traz frisos na cor azul dentro de grade, o bocal de abastecimento com o logo do carro em baixo relevos e o emblema do veículo com um friso azul, bem como calotas plásticas. 

A E-Transit usa motor 100% elétrico de 269cv (198kw) e 43,8kgfm de torque com tração traseira alimentado por um conjunto de 68kwH de baterias instaladas sob o assoalho com autonomia de 317km por recarga. A alimentação é feita por sistema de 11kW (wallbox) em 8,5h ou 35 minutos em sistemas de alta potencia com até 115kW. 

Entre os diferenciais a van elétrica da Ford tem três modos de condução, sistema de regeneração das baterias, assistente de cruzamento, seletor e-shifter de botão giratório, câmera 360° e assistente de estacionamento além de freio com acionamento elétrico por botão.

Segundo a Ford o custo operacional da E-Transit é 40% menor do que a versão diesel e o modelo será oferecido também na Argentina e no Chile. O preço não foi revelado e deve ser consultado na rede de revendedores Ford. 

Tivemos um primeiro contato com a novidade dentro do Centro de Distribuição da Ford em Cajamar, região da grande São Paulo. Foi possível perceber a boa aceleração do modelo elétrico que é bem mais forte do que a versão a combustão mantendo a mesma dirigibilidade e ângulo de manobras dos modelos diesel. 

Transit automática 

Também está disponível na linha Ford a Transit com câmbio automático nas versões 15 e 18 passageiros bem como a versão furgão. A transmissão de dez velocidades é a mesma usada nas Pickups como a F-150 nos EUA e trabalha com o mesmo motor 2.0 Ecoblue de 165cv com tração traseira. 

Entre os diferenciais do câmbio além do conforto estão a baixa manutenção prometida pela marca. O câmbio tem trocas de óleo do conjunto feitas a cada 250 mil km rodados. No entanto, a Ford também não revelou o preço das versões automáticas da Transit.

“Trabalhamos 24x7 com nosso cliente corporativo para entender as necessidades desse cliente. Temos o mesmo produto, tecnologia e conectividade oferecidos em outros países na Ford Transit vendida no Brasil”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford.

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