Ford retoma hoje produção em Camaçari
Unidade teve produção suspensa por 3 meses por conta do coronavírus

Após cerca de três meses de paralisação a Ford retoma hoje a produção de veículos em Camaçari. Na unidade são fabricadas as linhas Ka e EcoSport. No total cerca de 5.000 veículos são montados mensalmente na unidade que é a maior do país enquanto em Taubaté, no interior paulista, a Ford mantém a fabricação de motores.
Neste período a Ford estabeleceu férias coletivas e adotou a suspensão do contrato de trabalho de parte dos seus colaboradores. A empresa já fabricou e doou 35 mil protetores faciais durante os últimos 3 meses.
Em comunicado a empresa disse:
“Temos monitorado de perto o estado da pandemia no Brasil nas últimas semanas, já que a saúde e a segurança dos nossos empregados são prioridades máximas em todas as decisões”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais. “Nós trabalhamos intensamente para redesenhar nossos processos, protocolos de trabalho e instalações para garantir que quando voltarmos ao trabalho haja um ambiente saudável e seguro para todos.”
Ainda segundo a Ford a retomada da produção será feita em um turno e “gradualmente, conforme os trabalhadores se ajustarem aos novos protocolos de saúde e segurança e toda a cadeia de fornecedores ganhe velocidade”. Os funcionários que atuam remotamente seguirão trabalhando assim por enquanto.
Seguindo o procedimento adotado por outras montadoras a Ford criou um “Guia de Retorno ao Trabalho na Manufatura”, com normas e protocolos de segurança.
O Farol da Bahia teve acesso aos protocolos adotados pela Ford no Polo de Camaçari. Veja todas as providências que são tomadas a partir de hoje:
• Autocertificação diária de saúde, feita por todos os empregados e visitantes antes de sair para o trabalho. Aqueles que apresentarem qualquer sintoma, ou foram expostos ao vírus, serão instruídos a não ir às instalações da Ford.
• Verificação de temperatura sem toque na chegada – pessoas com temperatura elevada não poderão entrar e precisarão estar isentas de sintomas antes de retornar ao trabalho.
• Máscaras faciais serão obrigatórias para todos que entrarem nas instalações da Ford. Cada empregado receberá um kit incluindo máscaras faciais e outros itens de proteção para poder trabalhar com saúde e conforto.
• Nas tarefas que não permitirem o distanciamento social, é obrigatório o uso de óculos de segurança com proteção lateral ou facial.
• O intervalo de tempo entre os turnos de produção será ampliado para limitar a interação entre os funcionários e permitir limpeza adicional.
*com informações da Ford em comunicado e assessoria de imprensa.