Ford vai encerrar produção do EcoSport na Índia
Compacto ainda era produzido para o mercado argentino
Um ano e meio após o fim da produção e fechamento da unidade baiana de Camaçari a Ford anunciou que irá encerrar definitivamente a fabricação do EcoSport na Índia. A unidade só produzia em baixa escala para exportar o modelo a alguns países da América do Sul como a Argentina.
Produzido desde 2003, quando foi lançado no Brasil, o Ford EcoSport acaba de sair de linha em diversos mercados pelo mundo, como o argentino que receberá as últimas 1.500 unidades produzidas na fábrica de Chennai, na Índia. O veículo que ainda tinha demanda nos últimos anos teve sua produção reduzida para a Europa, depois na Ásia e agora na Argentina onde era abastecido com a produção indiana. Por aqui, o SUV compacto não é vendido desde janeiro 2021, quando a marca fechou a linha de produção em Camaçari, na Bahia.
O fechamento da fábrica indiana faz parte da reestruturação da Ford pelo mundo. Com isso, o EcoSport será produzido em Craiova, na Romênia, mas deve deixar de ser fabricado por lá nos próximos meses, já que o complexo industrial romeno será modernizado para fabricar carros eletrificados no futuro.
Vale lembrar que a Ford também produziu o EcoSport na Tailândia, Rússia e China. A versão que é vendida na Argentina vem equipada com motor 1.5 litro aspirado de 123 cv com torque de 151 Nm. Transmissão automática de seis velocidades.
Contudo, ainda não é um fim definitivo do Ford EcoSport, pois a montadora ainda comercializa o crossover compacto na Espanha, Alemanha e Itália, onde é vendido com motor de 1.0 litro EcoBoost de 125 ou 140 cv. A transmissão é manual ou automática de seis posições. Também há uma opção de trem de força de 1.5 litro EcoBlue turbodiesel de 125 cv.