Autos

Ford vai encerrar produção do EcoSport na Índia

Compacto ainda era produzido para o mercado argentino

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Ford vai encerrar produção do EcoSport na Índia

Um ano e meio após o fim da produção e fechamento da unidade baiana de Camaçari a Ford anunciou que irá encerrar definitivamente a fabricação do EcoSport na Índia. A unidade só produzia em baixa escala para exportar o modelo a alguns países da América do Sul como a Argentina. 

Produzido desde 2003, quando foi lançado no Brasil, o Ford EcoSport acaba de sair de linha em diversos mercados pelo mundo, como o argentino que receberá as últimas 1.500 unidades produzidas na fábrica de Chennai, na Índia. O veículo que ainda tinha demanda nos últimos anos teve sua produção reduzida para a Europa, depois na Ásia e agora na Argentina onde era abastecido com a produção indiana. Por aqui, o SUV compacto não é vendido desde janeiro 2021, quando a marca fechou a linha de produção em Camaçari, na Bahia.

O fechamento da fábrica indiana faz parte da reestruturação da Ford pelo mundo. Com isso, o EcoSport será produzido em Craiova, na Romênia, mas deve deixar de ser fabricado por lá nos próximos meses, já que o complexo industrial romeno será modernizado para fabricar carros eletrificados no futuro.

Vale lembrar que a Ford também produziu o EcoSport na Tailândia, Rússia e China. A versão que é vendida na Argentina vem equipada com motor 1.5 litro aspirado de 123 cv com torque de 151 Nm. Transmissão automática de seis velocidades.

Contudo, ainda não é um fim definitivo do Ford EcoSport, pois a montadora ainda comercializa o crossover compacto na Espanha, Alemanha e Itália, onde é vendido com motor de 1.0 litro EcoBoost de 125 ou 140 cv. A transmissão é manual ou automática de seis posições. Também há uma opção de trem de força de 1.5 litro EcoBlue turbodiesel de 125 cv.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário