Fortes chuvas provocam prejuízos em municípios baianos
A prefeitura de Maragogipe decretou estado de emergência
Foto: Reprodução / Sudec
Por conta das fortes chuvas que caíram neste domingo (7), no município de Itiruçu, no Vale do Jiquiriçá, uma residência chegou a desabar. Além disso, foram registrados o alagamento de ruas, a água chegou a invadir residências
Conforme o site Itiruçu Online, os bairros mais atingidos foram Itiruçuzinho, Antônio Souza Leal e Jacutinga. Na rua Alcebíades Cunha, no Antônio Souza Leal, houve alagamentos e casas foram tomadas pelas enxurradas. Um estádio de futebol ficou debaixo da água.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia [Inmet], a previsão é de tempo chuvoso até pelo menos esta terça-feira (9). A temperatura nessa segunda-feira em Itiruçu varia entre a mínima de 20° e máxima de 26°.
No município de Maragogipe, uma equipe da Defesa Civil do Estado (Sudec) realizou nesta segunda-feira (8), o mapeamento das áreas de risco. O trabalho faz parte das ações de resposta aos estragos causados pelas chuvas.
Segundo a prefeitura local, entre a quinta-feira (4) e o sábado (6), choveram 129 milímetros. Nesta segunda, o atendimento em um posto de saúde ficará suspenso. Mesma situação das aulas da rede municipal que, neste caso, devem voltar só na quarta-feira (10).
Outro estrago causado pelas precipitações foi o rompimento de uma tubulação, o que causou falta de abastecimento de água em uma parte do município. A Embasa começou o trabalho de reconstrução neste domingo (7).
A prefeitura de Maragogipe decretou estado de emergência, mobilizando todas as secretarias nas ações de resposta aos estragos provocados no município.