• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Fóssil de dinossauro levado ilegalmente do Brasil terá que ser devolvido por museu alemão

Fóssil de dinossauro levado ilegalmente do Brasil terá que ser devolvido por museu alemão

Decisão ocorre após reunião de autoridades do Ministério da Ciência, Pesquisa e Artes da Alemanha

Por Da Redação
Ás

Fóssil de dinossauro levado ilegalmente do Brasil terá que ser devolvido por museu alemão

Foto: Cretaceous Research/Divulgação

Após uma reunião realizada por autoridades do gabinete do Ministério da Ciência, Pesquisa e Artes alemão na terça-feira (19), foi decidido que o fóssil do "Ubirajara jubatus", descoberto no Ceará, foi retirado ilegalmente do país e determinada sua devolução ao Estado brasileiro.

O Museu de História Natural de Karlsruhe (SMNK), na Alemanha, será obrigado a devolver ao Brasil o fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, uma importante peça paleontológica encontrada no Ceará e retirada ilegalmente do país por pesquisadores estrangeiros em 1995.

A decisão ocorre após a publicação de um artigo na revista Cretaceous Research, em 2020, com pesquisadores alegando que o fóssil não foi exportado legalmente e solicitou repatriação para o Brasil. Na época, o Ministério Público Federal instaurou um procedimento para investigar a saída do objeto.

Caso

Um movimento chamado #UbirajaraBelongsToBR (Ubirajara pertence ao Brasil, na tradução livre) inundou as redes sociais exigindo a repatriação do fóssil, em 2021. Na época, a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) afirmou que o material foi levado de forma ilegal à Alemanha na década de 1990.

Em uma publicação, o museu afirmou que o fóssil era propriedade do governo alemão e que havia adquirido o dinossauro antes da entrada em vigor da Convenção da Unesco (2017) — que regula a transferência de propriedade de bens culturais, de 1970.

A alegação é de que, de acordo com um negociante privado de fósseis, a laje de rocha com o fóssil foi introduzida em 2006, e o museu a adquiriu do negociante de fósseis em 2009.

Repatriação

Agora, com a decisão tomada nesta terça-feira, a ministra da Ciência alemã, Theresia Bauer, afirmou em um comunicado que “o Ubirajara deve, portanto, voltar para onde pertence, dada sua grande importância e as circunstâncias questionáveis ​​de sua aquisição — para o Brasil”.

“Temos uma postura clara, que se expressa em ações consistentes: se houver objetos em nossas coleções de museus que foram adquiridos em condições legal ou eticamente inaceitáveis, a devolução será considerada. Em nossa opinião, as circunstâncias da exportação e importação deste único fóssil não são claras e há dúvidas quanto à legalidade da aquisição e as circunstâncias exatas da importação”.

No texto, o Ministério da Ciência alemão disse que o Museu Nacional do Rio de Janeiro deve ser o intermediador para abrigar o fóssil do dinossauro.

Em um primeiro momento, o material poderia ser encaminhado ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, no Ceará.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário