Foto de tigresa abraçadora de árvores vence concurso mundial de fotos de vida selvagem
Imagem foi produzida no extremo leste da Rússia
Foto: Sergey Gorshkov/Wildlife Photographer of the Year
A imagem "O Abraço", feita pelo fotografo Sergey Gorshkov foi declarada como a vencedora do prêmio Wildlife Photographer of the Year (WPY, ou Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, em tradução livre). O registro mostra uma tigre-siberiano (ou tigre-de-amur) fêmea abraçando uma árvore, ao esfregar na casca para deixar seu cheiro e marcar território no Parque Nacional de Leopardos, localizado no extremo leste da Rússia.
"A luz, as cores, a textura. É como uma pintura a óleo", descreve a chefe dos jurados do prêmio, Roz Kidman-Cox. O que mais chama a atenção na imagem é que ela foi feita utilizando uma armadilha fotográfica. O equipamento foi instalado na floresta e deixado por meses, esperando para ser acionado automaticamente quando um tigre passasse.
Os tigres da espécie registrada foram caçados até quase a extinção, e agora há provavelmente apenas algumas centenas de indivíduos dessa espécie. Como as populações das presas deles, principalmente veados e javalis, também foram reduzidas, esses tigres têm de percorrer grandes distâncias para encontrar comida.
O prêmio de Sergey foi anunciado durante um evento online organizado pelo Museu de História Natural de Londres com a participação da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e os apresentadores de TV Chris Packham e Megan McCubbin. O museu é responsável pelo Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, que está em sua 56ª edição.