Fotógrafo baiano faz exposição ‘Herança do Pai’ em Salvador
As artes reúnem o trabalho de duas décadas do fotografo João Machado
Foto: Divulgação
A exposição 'Herança do Pai' será exibida a partir do dia 30 de março, às 18h, na Fundação Pierre Verger Galeria, na Rua da Misericórdia, Centro Histórico de Salvador. A arte reúne o trabalho de duas décadas do fotografo João Machado e dá sequência ao projeto 16 Ensaios Baianos.
Esta é a segunda exposição do projeto. As 23 imagens da exposição e as demais que vão integrar o catálogo foram escolhidas pelos fotógrafos Célia Aguiar e Paulo Coqueiro e pelo coordenador cultural da Fundação Pierre Verger, Alex Baradel, numa curadoria coletiva.
Durante toda a infância, até os 19 anos, João Machado viveu no mês de agosto a expectativa da viagem de ida e de volta do pai, na carroceria de um caminhão de romeiros, de Xique-Xique a Bom Jesus da Lapa, cidades da margem direita do Rio São Francisco, no Oeste da Bahia. Somente em 2002, aos 31 anos, já como fotógrafo profissional, foi pela primeira vez A Bom Jesus da Lapa e passou a repetir desde então o mesmo percurso, sempre a registrar simbolicamente a presença do pai, numa espécie de busca de uma herança afetiva.
Projeto
O projeto 16 Ensaios Baianos foi concebido para apresentar o trabalho de fotógrafos conhecidos e também abrir espaço para quem está começando. O projeto foi iniciado em setembro do ano passado com a exposição Vaqueirama, de Ricardo Prado, que será encerrada no dia 24 de março.