Fotógrafo choca o mundo ao mostrar o que o plástico faz com animais marinhos.
Alerta faz refletir sobre porque devemos evitar o uso.
Foto: Ruben Caeiro
O fotografo português Rúben Caeiro desenvolveu um projeto chamado CH2=CH2, no qual fotografou pessoas fingindo estarem afetadas ou sufocadas pelos plásticos que estão nos oceanos de todo o mundo.
“Assume-se como uma reflexão pessoal que resulta numa abordagem fotográfica centrada no tema "Plásticos e os seus problemas de deterioração no meio ambiente", tais como o aumento da poluição mundial nos oceanos, a deformação dos animais que neles habitam e as suas complicações. Como consequência, surge um problema ambiental que afeta todos os seres vivos, principalmente os marinhos”, diz o jovem artista.
O foco do projeto é usar o corpo humano como um elemento representativo desses seres vivos e das suas dificuldades perante a problemática da excessiva poluição, através da fotografia conceitual e de uma visão artística.
“A intenção deste projeto é alertar para este problema e para a necessidade urgente de refletirmos e tomarmos uma atitude acerca do mesmo. E se fossemos nós? Sem fôlego, abafados em plástico durante vários segundos? Morreríamos por asfixia. Ao mesmo tempo, vão milhões de toneladas de plástico parar aos oceanos, que demoram mais de 100 anos para deteriorar-se completamente. Além do mal que causamos ao mundo, estamos nós mesmos ingerindo micro-partículas desse mesmo plástico. As fotos são para reflexão”, afirma Rúben Caeiro.