Fotográfo sorteia imagens para ajudar indígenas Pataxó durante pandemia do coronavírus
Valor mínimo para doação é de R$ 20
Foto: Divulgação/ Pedro Nunes
O fotógrafo baiano Pedro Nunes promove uma campanha para ajudar indígenas Pataxó Reserva da Jaqueira, localizada em Porto Seguro, no sul da Bahia. A reserva conta com 34 família, e tem como principal fonte de subsistência as atividades de etnoturismo sustentável, que foram afetadas pela pandemia do novo coronavírus.
Responsável pela campanha que visa estimular a doação através do sorteio de fotografias, Pedro Nunes também é advogado e desenvolveu uma relação próxima com a tribo durante visitas regulares que faz há quatro anos.
“Eu faço visitas há quatro anos, sempre fotografo eles. É uma relação muito mais intimista, de amizade, que trabalho em si. Não existe exploração comercial. Não há nada que eu faça lá pensando em lucro. Meu trabalho é de registro. Sou advogado, tenho escritório em Salvador, Eunápolis e em Porto Seguro. De duas vezes que vou lá, passo uma na reserva, passo o dia lá. Inclusive, sou padrinho do filho do cacique Syratã lá da aldeia”, conta Pedro.
A ideia do sorteio surgiu a partir de uma campanha desenvolvida pelo Instituto Pataxó de Etnoturismo, responsável pelo gerenciamento da aldeia.
Pedro explica que o valor mínimo para a doação é no valor de R$ 20, e todo dinheiro arrecadado serpa revertido para o Instituto. Ao todo, 13 imagens vão ser sorteadas no dia 4 de maio entre as pessoas que fizerem alguma doação.
Para participar, o interessado deve acessar o perfil de Pedro no Instagram: @pedronunesfotografia. O envio da fotografia para os vencedores do sorteio será feito após a quarentena. Para quem é de fora de Salvador os custos do envio serão arcados pelo sorteado.