França determina que Apple retire iPhone 12 do mercado por nível alto de radiação

Decisão ocorre após aparelho ter falhado em dois testes de ondas eletromagnéticas

Por Da Redação
Ás

França determina que Apple retire iPhone 12 do mercado por nível alto de radiação

Foto: Divulgação/Tecnologia

A Agência Nacional de Frequências (ANFR) da França determinou na terça-feira (13) que a Apple interrompa as vendas do iPhone 12. Na decisão, as autoridades informam que o aparelho emite uma “quantidade excessiva de radiação eletromagnética” e pede que a empresa corrija os aparelhos existentes.

A determinação se dá após o celular ter falhado em dois testes de ondas eletromagnéticas e um dia depois do lançamento do novo modelo da empresa, o iPhone 15. Ao todo, a agência francesa avaliou 141 smartphones e chegou à conclusão de que o iPhone 12, no bolso e na mão, libera 5,74 watts de energia eletromagnética, absorvida por contato pelo portador. 

Quando na jaqueta ou em bolsas, o celular não ultrapassa o limite previsto pela UE, de até 4 watts. Ainda não se sabe ainda o porquê de ter sido apenas o modelo de 2020 o único a não superar os padrões da ANFR. O ministro do setor digital, Jean-Noël Barrot, adiantou à rádio France Info que o aparelho não prejudicará a saúde dos usuários, já que os testes registraram padrões inferiores aos limites sugeridos por estudos científicos, mas ressaltou que “regra é regra”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário