• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • França entra em estado de vigilância após aumento de novos casos de pneumonia em crianças
Mundo

França entra em estado de vigilância após aumento de novos casos de pneumonia em crianças

Médicos relatam muitos paciente com menos de 15 anos que foram infectados pela bactéria Mycoplasma pneumoniae

Por Da Redação
Ás

França entra em estado de vigilância após aumento de novos casos de pneumonia em crianças

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A França encara um aumento significativo de casos de pneumonia em crianças e adolescentes, uma situação observada também na China. Uma reportagem da emissora de televisão parisiense BFMTV informa que os atendimentos para essa doença aumentaram 36% na semana de 13 a 19 de novembro. Cresceram também as notificações de gripe (+24%), bronquite (+23%) e suspeitas de Covid-19 (+44%) em menores de 15 anos. Em relação aos casos específicos de pneumonia, chamam a atenção dos médicos aqueles causados pela bactéria Mycoplasma pneumoniae, a mesma relatada em alguns pacientes chineses, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

"Há mais casos, e eles são mais graves, com casos em terapia intensiva", diz à BFMTV o médico pediatra Andreas Werner, presidente da AFPA (Associação Francesa de Pediatria Ambulatorial). Os pacientes apresentam tosse e febre alta. O médico adverte que há situações em que antibióticos convencionais são ineficazes. O especialista acrescenta que, normalmente, a infecção afeta indivíduos de 6 a 15 anos, sendo muito mais rara entre crianças abaixo de 5 ou 6 anos.

Ele enumera os principais sintomas: "Febre, tosse, espirros, dor de cabeça e, quando a pneumonia se desenvolve, tosse com falta de ar". O aumento de casos em território francês é acompanhado pelas autoridades sanitárias. A tendência de aumento precisa ser confirmada nas próximas duas a três semanas. A bactéria Mycoplasma pneumoniae costuma aparecer de tempos em tempos, salienta o virologista. "Sabemos que é uma bactéria que tem ciclos de circulação internacional, aproximadamente a cada cinco anos. O inverno de 2023-2024 [no Hemisfério Norte] ocorre nos cinco anos que se seguiram à última vez que a Mycoplasma pneumoniae causou uma epidemia internacional com um aumento no número de casos."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário