França: mais da metade dos eleitores de esquerda não devem votar no 2º turno, diz pesquisa
Apoiadores de Jean-Luc Melenchon pretendem anular ou deixar as cédulas em branco
Foto: Reprodução
A maioria dos ativistas registrados pelo candidato de extrema esquerda francês Jean-Luc Melenchon devem deixar suas cédulas de voto em branco no segundo turno presidencial entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen, segundo apontou pesquisa interna.
Melenchon pediu aos apoiadores que não votassem em Le Pen, mas também não pediu votos favoráveis para Macron e disse que seu partido vai realizar uma consulta pública para orientar aqueles que o apoiaram.
De acordo com resultados divulgados no domingo (17), das 215 mil pessoas participantes, mais de 66% disseram que iriam se abster. Já pouco mais de 33% disseram que votariam em Macron. Não houve opção de voto em Le Pen.
“Os resultados não são uma ordem para votar em ninguém, todos vão concluir a partir disso e votar como acharem melhor”, escreveu a equipe de campanha de Melenchon em seu site.
Outra pesquisa, do instituto IPSOS-Sopra-Steria, divulgada no sábado (16), mostrou que cerca de 33% dos eleitores de Melenchon apoiariam Macron, com 16% apoiando Le Pen em 24 de abril.