Francês cria jetpacks movida a turbinas que proporciona vôo de até 190 km/h
O propulsionador a jato, conhecido como jetpacks, recebeu o nome de Fly-EZ

Foto: Yves Herman/Reuters
O campeão de jetski Franky Zapata criou um novo Flyboard Air movido a turbinas de gás capaz de de atingir uma velocidade de até 190 km/h durante dez minutos. O propulsionador a jato, conhecido como jetpacks, recebeu o nome de Fly-EZ, e no mercado pode ter o preço potencial de US$ 250 mil por unidade, o que equivale a 1.329.175,00 reais.
Na recomendação, para ser utilizado, o interessado tem que ter energia para sustentar o voo, já que pode haver dificuldade no controle da nave, sendo que o motor a jato é carregado nas costas. De acordo com o criador, essa tecnologia seria ideal para propósitos militares, podendo ser usado para transferências de marinheiros, rotinas de patrulha e até acesso a áreas proibidas. Porém, uma observação em setembro de 2018 do trabalho de Zapata com os militares dos EUA no Drive mostra que o equipamento não resolve outros problemas que surgiram em investigações militares.
A análise mostrou que o material inclui alto ruído que interromperia operações furtivas, deixando o militar exposto ao suposto inimigo e com opções limitadas de defesa.
Mesmo com a crítica, o frânces de 40 anos usou a prancha voadora a seu favor, se tornando o “homem voador”. Em vídeo circulado nas redes sociais, mostra a decolagem na praia de Sangatte, norte da França, diante dos olhares de centenas de pessoas que os prestigiam.
O percurso foi feito a caminho da baía de St Margaret, sul da Inglaterra, onde pousou 22 minutos, depois de sobrevoar o canal a 15-20 metros de altura. Assim, ele se tornou o primeiro homem a cruzar o Canal da Mancha a bordo de uma “prancha voadora”. Confira o vídeo: