Mundo

Franceses voltam às urnas para eleger representantes do Legislativo

Extrema-direita, com Marine Le Pen, pode eleger maior número de deputados

Por Da Redação
Ás

Franceses voltam às urnas para eleger representantes do Legislativo

Foto: Reprodução/Twitter

Os franceses irão escolher legisladores no próximo domingo (19), durante as votações do  segundo turno, e o presidente Emmanuel Macron busca garantir maioria enquanto está sob crescente ameaça de uma coalizão de esquerda. A eleição legislativa é marcada pela competição entre a coalizão que apoia Macron e a frente de esquerda Nova União Popular Ecológica e Social (Nupes).

O partido Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, pode eleger o maior número de deputados na Assembleia Nacional da França em 36 anos. De acordo com os números do instituto Eliabe, divulgados na última sexta-feira (17), o RN, de extrema direita, deve conquistar até 50 cadeiras na Assembleia de 577, o que representa  um salto em relação às oito que tem hoje e 15 a mais do que as 35 que obteve em 1986. 

No modelo francês, um partido ou coalizão que tiver mais de 15 deputados pode formar um “grupo parlamentar”, o que lhe garante mais tempo de fala, mais poderes no plenário, como o de convocar um recesso, e maior acesso a dinheiro público, algo crucial para uma sigla com mais de € 20 milhões (R$ 107 milhões) em dívidas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário