Frio nos pés e mãos podem ser sinal de problemas circulatórios no sangue, diz médico
Má circulação sanguínea pode causar infarto, derrame e trombose
Foto: Reprodução
Pés e mãos gelados nem sempre é uma consequência do frio e pode ser uma sinal de problemas de circulação do sangue, é o que aponta o médico vascular e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Miche Nasser, em entrevista à EPTV1..
"É normal ficar com pés e mãos gelados no inverno, mas se o frio persistir após o aquecimento com o uso de luvas e meias, por exemplo, é necessário procurar um médico porque pode ser sinal que a circulação está alterada", alerta.
Caso o sistema seja obstruído, pode desencadear uma série de problemas de saúde. "Se entupir um vasinho no coração, eu tenho um infarto. Se oclui esse vaso no cérebro, há um derrame e, se oclui nas pernas, há uma trombrose, afirma o médico vascular.
De acordo com a explicação do especialista, extremidades frias podem ser indicadores de que a temperatura corporal está alterada por o sangue não estar circulando de maneira adequada e chegando a todos os lugares que deveria chegar.
"Em caso de mão pálida, fria, com mudança de temperatura, às vezes com adormecimento é caso de procurar um cirurgião vascular", orienta o médico.