• Home/
  • Notícias/
  • Coronavírus /
  • Funcionária do Hospital Costa do Cacau denuncia más condições para agentes de saúde em combate ao coronavírus

Funcionária do Hospital Costa do Cacau denuncia más condições para agentes de saúde em combate ao coronavírus

A funcionária relata falta de EPIs para os funcionários e condições de risco dentro da unidade

Por Da Redação
Ás

Funcionária do Hospital Costa do Cacau denuncia más condições para agentes de saúde em combate ao coronavírus

Foto: Divulgação | Sesab

Uma funcionária do Hospital Costa do Cacau, localizado no município de Ilhéus, no sul do estado, denunciou a falta de proteção e más condições que os agentes de saúde da unidade vêm enfrentando durante o combate à pandemia do novo coronavírus na cidade. A denúncia foi feita no domingo (26), ao blog Infor Ilhéos.

Segundo a funcionária, que preferiu não ser identificada, os profissionais de saúde têm atuado com uma carga horária de 12 horas por dia e têm a quantidade de máscaras limitadas para 2 ao dia, que segundo ela, contraria as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que determina que o uso do material não pode ser superior a 2 horas. Ainda de acordo com ela, o uso dos aventais de proteção é utilizado durante todo o turno, sem troca.

Na denúncia, a servidora também revelou que a gerência do Hospital da Costa do Cacau tem oferecido máscaras do modelo N95 para os trabalhadores, que deve ser utilizado durante toda a semana, sem esterelização, com risco de contaminar os funcionários, aponta a denunciante.

Ainda segundo ela, o Hospital tem colocado os pacientes que ainda não realizaram testes para o novo coronavírus no mesmo ambiente do que outros já infectados pelo vírus. Segundo dados da Secretaria de Saúde do estado (Sesab), o município de Ilhéus possui quatro mortes pela covid-19. Em toda a Bahia são 2.646 casos confirmados.

Em nota enviada nesta quarta-feira (29) ao FAROL DA BAHIA, o Hospital Costa do Cacau informou que tem adotado todas as medidas de proteção orientadas pelos órgãos de saúde e que tem feito a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os funcionários. A unidade também disse que dentre as ações de prevenção adotadas estão: "fluxo de recepção de pacientes, orientações de prevenção e medidas de restrição de acesso a unidade, criação do Comitê de Enfrentamento, entre outras. Também reforçou e intensificou a higienização de ambientes e objetos". Veja abaixo a nota na íntegra:

"O Hospital Regional Costa do Cacau em conformidade com as orientações dos órgãos de saúde está empenhado no combate a pandemia provocada pelo Coronavírus.
Desta forma, está adotando todas as providências para proteção de seus pacientes, empregados, colaboradores e todos aqueles que de alguma forma frequentam suas instalações, para tanto tem adotado diversas ações preventivas.
Além da devida distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S), está desenvolvendo uma séries de ações preventivas,  como fluxo de recepção de pacientes, orientações de prevenção e medidas de restrição de acesso a unidade, criação do Comitê de Enfrentamento, entre outras. Também reforçou e intensificou a higienização de ambientes e objetos.
Em relação ao uso de máscaras a direção reafirma que todos do Hospital Regional Costa do Cacau estão fazendo uso, inclusive, acompanhantes e demais pessoas que chegam à unidade hospitalar.
No momento, está em curso a aplicação de testagem em massa para todos funcionários da unidade. Os resultados apresentados até agora, indicam um índice de infecção comparado ao hospital de referência em saúde no Brasil, o Sírio-Libanês, em São Paulo, o que demonstra um fator positivo no controle do contágio e descarta foco de contaminação do Covid-19 no HRCC. 
Outras ações complementares são desenvolvidas como a higienização do sistema de climatização do hospital e vacinação contra a Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2) para reduzir quadros dessas síndromes gripais, preservando a saúde de todos. Também há sinalização de faixas de espera em filas e marcação de cadeiras alternadas para manter o distanciamento adequado entre as pessoas em espaços de uso coletivo. Reafirmamos que  todos usam máscaras faciais para proteção em toda a unidade. 
Outra ação e a descontaminação da unidade realizada por bombeiros militares que em atendimento à solicitação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por intermédio do secretário Fábio Vilas-Boas, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia designou a equipe do Grupo de Operações com Produtos Perigosos do 10º GBM / Camaçari para realizar ação de descontaminação no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus. 
A descontaminação de todos os ambientes da unidade hospitalar, iniciada no último domingo (26), tem previsão para durar de 10 a 15 dias e reforça os procedimentos adotados pelo HRCC de higienização e desinfecção no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Bombeiros Militares especialistas em ocorrências com agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN) cumprem essa missão no hospital.

Hospital Regional Costa do Cacau
Diretoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário