Funcionário do museu joga obra no lixo por engano
Peças faziam parte de uma exposição sobre comida e consumo e poderiam ser vistas num poço de vidro do elevador do museu
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
No museu LAM, em Lise, localizado na Holanda, uma obra de arte foi recentemente encontrada em uma lixeira. A peça foi jogada no lixo por um técnico do elevador que a confundiu com resíduos abandonados. A obra foi feita pelo artista francês Alexandre Lavet, que consiste em duas latas de cerveja meticulosamente pintadas à mão.
As peças faziam parte de uma exposição sobre comida e consumo e poderiam ser vistos dentro de um poço de vidro do elevador do museu, como se tivessem sido deixados para trás por trabalhadores de construção.
Em nota, o museu comentou sobre o caso e relatou que a busca pelos objetos começou depois que o curador do museu percebeu que as latas estavam desaparecidas. A obra foi encontrada em um saco de lixo, pronta para ser descartada, mas, “milagrosamente intacta”. O técnico de elevador, que estava substituindo o técnico regular do museu, viu a obra e pensou que era lixo.
“Ele estava apenas fazendo seu trabalho de boa fé”, disse Sietske van Zanten, diretora do museu. “De certa forma, isso é um testemunho da eficácia da arte de Alexandre Lavet”.
Agora, as latas foram limpas e realocadas para um local de destaque na entrada da exposição.