• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Fundação Pedro Calmon celebra Revolta dos Búzios para preservar história da Bahia
Bahia

Fundação Pedro Calmon celebra Revolta dos Búzios para preservar história da Bahia

Atividades e produtos serão oferecidos à população

Por Da Redação
Ás

Fundação Pedro Calmon celebra Revolta dos Búzios para preservar história da Bahia

Foto: Reprodução

Com o objetivo de preservar e divulgar informações sobre a memória e história da Bahia, a Fundação Pedro Calmon celebra a Revolta dos Búzios com atividades e produtos para debater, apresentar e compartilhar com a população. 

Entre as atividades e os produtos que serão oferecidas pela fundação estão a realização de um Colóquio sobre a Revolta, com a organização do Centro de Memória da Bahia; um novo site customizado e personalizado da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, com um conteúdo exclusivo voltado para a Revolta dos Búzios; além da publicação de um livro com edição comemorativa, a partir das fontes documentais custodiadas pelo Arquivo Público do Estado da Bahia.

Histórico

Em 1798, líderes do movimento conhecido como a Revolta dos Búzios convocaram a população para uma revolução que implantaria a 'República Bahiense'. Inspirados nas ideias da revolução francesa Luís Gonzaga das Virgens, Lucas Dantas do Amorim Torres, Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento conseguiram unir os diversos setores da sociedade baiana que sofriam com o peso da opressão do governo português.

O movimento teve seu início em 12 de agosto de 1798 com a afixação, em praça pública, dos chamados boletins sediciosos. Após a denúncia, os lideres foram presos e interrogados. Em oito de novembro de 1799 foram condenados, enforcados e tiveram suas cabeças expostas em praça pública.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.