Futuro ministro diz que pretende fazer mudanças na Reforma da Previdência
Carlos Lupi declarou que um de seus desafios é reduzir a fila de pedidos de benefícios
Foto: Agência Brasil
O futuro ministro da Previdência Social, Carlos Iupi, declarou em uma entrevista que pretende fazer algumas mudanças relacionadas a Reforma da Previdência, e um de seus principais desafios será reduzir a fila de mais de 1 milhão de pedidos de benefícios ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Iupi alegou que sempre foi contra às mudanças nas regras para se aposentar, fez críticas a idade mínima de 62 anos para aposentadoria das mulheres e sinalizou que ira adorar um critério regional para concerto o benefício.
“Por que 60 anos para mulher (a idade mínima aprovada como regra geral foi de 62 anos para mulheres)? A realidade da mulher do Nordeste é uma coisa, da mulher do Sul é outra. São coisas importantes. Outra coisa importante, temos de fazer com que as pessoas contribuam. Em serviço informal você tem de criar um sistema mais fácil para contribuir com a Previdência. Em vez de pensar que Previdência é prejuízo, tem de pensar que é investimento e como melhorar a arrecadação”, disse.
Sobre as negociações políticas para assumir a pasta, Iupi afirmou que irá se afastar da presidência do PDT. O lugar deve ser assumido pelo deputado André Figueiredo, a pedido do ex-presidenciável Ciro Gomes.