Política

Fux defende aprovação de projeto sobre prisão em segunda instância

Ministro defende 'estratégia judicial' na soltura de presos após decisão do STF

Por Da Redação
Ás

Fux defende aprovação de projeto sobre prisão em segunda instância

Foto: Agência Brasil

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux, após ser derrotado em debate no STF, defendeu a aprovação pelo Legislativo de uma nova regra sobre prisão em segunda instância. 

Há duas propostas em estágio mais avançado no Congresso: uma delas propões alterações no Código de Processo Penal, enquanto a outra trata da mudança por uma emenda à Constituição.

Fux foi um dos cinco ministros que defenderam que a jurisprudência que permitia a prisão após a sentença de segundo grau fosse mantida, mas a tese foi suplantada pela decisão dos outros seis integrantes da Corte.

O ministro diz que a decisão da Corte condicionando a prisão dos réus ao trânsito em julgado dos processos está sendo “mal interpretada” por juízes de todo o país. Fux ponderou que a decisão da maioria dos ministros impede a “prisão automática” após a condenação em segunda instância e defendeu que os magistrados avaliem os casos individualmente e mantenham as prisões, caso haja risco para investigação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.