G20: em 2010, Lula não compareceu à reunião devido às enchentes no Nordeste

Sul do país foi afeitado por um ciclone nesta semana, mas Presidente manteve presença na Cúpula

Por Da Redação
Ás

G20: em 2010, Lula não compareceu à reunião devido às enchentes no Nordeste

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participou da reunião do G20 devido às enchentes que atingiram o Nordeste naquele ano. Este ano, a região sul do país foi afetada por um ciclone extratropical que causou 41 mortes até o momento, no entanto, o Chefe do Executivo manteve sua viagem para Nova Délhi, na Índia, para participar da 18ª Cúpula do G20, que acontece neste sábado e domingo (08 e 09).

Naquele ano, o G20 promoveu duas cúpulas. A primeira ocorreu em junho, no Canadá, e foi nesta que Lula não marcou presença. A ausência foi mal interpretada pelos demais países, sendo vista como uma forma de boicote do Brasil ao G20, como afirmou o então diretor do G8 Research Group e do G20 Research Group em entrevista à BBC Brasil.

Na segunda reunião, realizada em novembro na Coreia do Sul, Lula compareceu com a então presidente eleita, Dilma Rousseff (PT). A participação, no entanto, foi considerada debilitada, com a ausência do ex-presidente na reunião anterior sendo vista como um fator influente.

Indagado se, assim como em 2010, Lula consideraria a possibilidade de cancelar sua participação no G20 para oferecer auxílio ao sul do país, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, afirmou ao site Poder360 que não existia "nenhuma" chance de tal cancelamento. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário