G20: em 2010, Lula não compareceu à reunião devido às enchentes no Nordeste
Sul do país foi afeitado por um ciclone nesta semana, mas Presidente manteve presença na Cúpula
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Em 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participou da reunião do G20 devido às enchentes que atingiram o Nordeste naquele ano. Este ano, a região sul do país foi afetada por um ciclone extratropical que causou 41 mortes até o momento, no entanto, o Chefe do Executivo manteve sua viagem para Nova Délhi, na Índia, para participar da 18ª Cúpula do G20, que acontece neste sábado e domingo (08 e 09).
Naquele ano, o G20 promoveu duas cúpulas. A primeira ocorreu em junho, no Canadá, e foi nesta que Lula não marcou presença. A ausência foi mal interpretada pelos demais países, sendo vista como uma forma de boicote do Brasil ao G20, como afirmou o então diretor do G8 Research Group e do G20 Research Group em entrevista à BBC Brasil.
Na segunda reunião, realizada em novembro na Coreia do Sul, Lula compareceu com a então presidente eleita, Dilma Rousseff (PT). A participação, no entanto, foi considerada debilitada, com a ausência do ex-presidente na reunião anterior sendo vista como um fator influente.
Indagado se, assim como em 2010, Lula consideraria a possibilidade de cancelar sua participação no G20 para oferecer auxílio ao sul do país, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, afirmou ao site Poder360 que não existia "nenhuma" chance de tal cancelamento.