Garimpo ilegal está a 1km da segunda árvore mais alta da Amazônia
Local abriga santuário de árvores com mais de 80 metros de altura

Foto: Ifap/Divulgação
O Ministério Público do Amapá divulgou imagens de satélite que mostram um garimpo ilegal de ouro localizado a apenas um quilômetro da segunda árvore mais alta da Amazônia, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, em Porto Grande.
O Angelim-vermelho de 85 metros de altura, o dobro da média das árvores na Amazônia, foi apontado como a árvore 2ª mais alta da região por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em levantamentos de 2018 e 2019.
Foto: Reprodução/MP-AP
Ela está localizada em um santuário de árvores gigantes. A região abriga pelo menos três grandes garimpos ilegais. No dia 11 de fevereiro, uma barragem se rompeu provocando a liberação de rejeitos de minério no rio Cupixi e problemas ambientais.
Em outubro de 2024, a Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Amapá recomendou que a Secretaria de Meio Ambiente do Amapá (Sema) monitorasse a região por conta do perigo dos garimpos para o santuário.