• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Gasolina faz transportes puxarem alta da prévia da inflação de novembro, na RM Salvador
Bahia

Gasolina faz transportes puxarem alta da prévia da inflação de novembro, na RM Salvador

Os preços dos alimentos tiveram importante desaceleração no IPCA-15 de novembro

Por Da Redação
Ás

Gasolina faz transportes puxarem alta da prévia da inflação de novembro, na RM Salvador

Foto: Reprodução / G1

O IPCA-15 de novembro na Região Metropolitana de Salvador (1,47%) foi resultado de aumentos nos preços médios de todos os nove grupos de produtos e serviços que formam o índice. 

O maior aumento no mês veio dos preços do grupo transportes (3,40%), fortemente puxado pelos combustíveis (8,83%), sobretudo a gasolina, que teve alta de 8,67% e foi a principal pressão inflacionária individual no IPCA-15 na RM Salvador. No ano, a gasolina tem um aumento acumulado de 39,59%.

A gasolina influenciou no aumento do etanol (8,75%), que também teve peso importante na prévia da inflação de novembro e apresenta o maior aumento acumulado no ano de 2021 dentre as centenas de produtos e serviços pesquisados para formar o IPCA-15 (47,27%). O diesel também mostrou alta significativa (11,50%) na prévia de novembro.

O grupo saúde e cuidados pessoais (1,38%) teve a segunda maior contribuição para o IPCA-15 de novembro na RMS, com influência dos produtos de higiene pessoal (2,76%), mas também dos medicamentos (produtos farmacêuticos, 2,34%).

Os custos com habitação também tiveram aumento relevante (1,32%) e exerceram a terceira maior pressão de alta no IPCA-15 de novembro, na RMS. Foram puxados fortemente pelo gás de botijão (4,70%), que teve o 12º aumento consecutivo (sobe desde dezembro de 2020) e acumula alta de 37,12% em 2021.

Já os preços dos alimentos tiveram importante desaceleração no IPCA-15 de novembro, registrando alta de 0,45% frente a 1,41% em outubro. Houve até deflações significativas em produtos importantes do dia a dia, como o pão francês (-5,89%), as carnes em geral (-0,62%) e a banana-prata (-5,35%). Ainda assim, o tomate foi o item que mais aumentou no mês (24,41%), na RM Salvador.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário