Gastos com marqueteiro na campanha de Lula podem chegar a R$ 45 milhões
Dirigentes do PT e integrantes da pré-campanha afirmaram que existe uma negociação para que o valor seja reduzido
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A contratação de uma agência para fazer parte da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a MPB Estratégia e Criação, com orçamento de R$ 45 milhões para ações de comunicação, causou um intenso embate nos bastidores do PT e da pré-campanha de Lula.
A disputa pelo controle dos recursos milionários se tornou o centro de discordância entre dois petistas ligados à comunicação: Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria da Comunicação Social, e Jilmar Tatto, secretário nacional de Comunicação do PT, informou o Estadão.
O secretário petista se mostrava contra a contratação de uma agência, sob ideia de manter as ações de marketing dentro do próprio partido.
Esse montante teria sido negociado por Augusto Fonseca, responsável pela MPB. O objetivo da proposta eram destinar os valores para o marketing, locação de câmeras, ilhas de edição e serviços relacionados às redes sociais e internet.
Ao ser anunciada pela assessoria de Lula, a contratação continha apenas o nome de Fonseca. O publicitário Eduardo Freiha, sócio administrador da MPB, participará da campanha como diretor de vídeo. Nas eleições de 2018, a MPB recebeu R$ 10 milhões pela campanha de Ciro Gomes (PDT).
Segundo o Estadão, dirigentes do PT, integrantes da pré-campanha e profissionais próximos de Fonseca afirmaram que existe uma negociação para que o valor seja reduzido.