Gastos de viagens de Bolsonaro levantam questionamentos e são enviados ao TCU
Documentos mostram detalhes das despesas do ex-presidente no último mês antes do primeiro turno
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Casa Civil da Presidência da República enviou ao Tribunal de Contas da União (TCU), na última segunda-feira (22), uma relação de documentos que revela os gastos de viagens do ex-presidente Jair Bolsonaro no último mês antes do primeiro turno das eleições. A revista VEJA obteve acesso exclusivo a esses documentos.
A pedido do deputado federal Rogério Correia (PT-MG), o TCU iniciou uma investigação para apurar possíveis irregularidades nos deslocamentos do então candidato à reeleição durante as comemorações do Sete de Setembro e os dias subsequentes, bem como a viagem ao funeral da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, e a participação da comitiva presidencial na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, no período de 29 de agosto a 28 de setembro.
A representação feita pelo parlamentar recebeu o aval do Ministério Público de Contas, que solicitou mais informações sobre o assunto.
De acordo com os documentos, entre os dias analisados, Bolsonaro e sua comitiva gastaram 1,9 milhão de reais com alimentação e estadia em hotéis, tanto no Brasil quanto no exterior. Até o momento, os técnicos do TCU não encontraram irregularidades, mas os números chamam atenção quando comparados a períodos anteriores. Durante o primeiro ano da gestão (2019) até março de 2021, a Presidência da República gastou 2,59 milhões de reais com viagens.
Além dos valores totais, certos estabelecimentos também chamaram a atenção pelos gastos. Um café em Copacabana, por exemplo, teve um consumo de 32.980 reais entre os dias 2 e 8 de setembro. Na Lanchonete Tony e Thais Ltda., em Santos, foram gastos mais de 20.000 reais em lanches e refeições.
Abaixo estão outras despesas destacadas:
Panificadora Esquina Lusitana Ltda (Campinas-SP) – Data: 21 de setembro. Valor: 18.330 reais.
Panificadora Segredos Di Laura (Rio de Janeiro) – Data: 12 de setembro. Valor: 12.920 reais.
Brescia Alimentos Ltda (Esteio-RS) – Data: 2 de setembro. Valor: 21.508 reais.
Imobiliária Alves da Motta Ltda (Rio de Janeiro) – Data: 6 a 10 de setembro. Valor: 143.405 reais.
F. Comércio de Alimentos e Bebidas Ltda (Londrina-PR) – Data: 13 a 16 de setembro. Valor: 13.520 reais.
Gate Gourmet Ltda. (Nova York, Estados Unidos) – Data: 13 a 20 de setembro. Valor: 82.500 reais.