'Gato ciclope': filhote nasce com um olho só e chama atenção de moradores em Rondônia
A ciclopia é considerada uma condição rara tanto em animais quanto em humanos

Foto: Reprodução/RedesSociais
Um filhote de gato que nasceu apenas com um olho chamou a atenção de moradores do distrito de Nova Conquista, interior de Vilhena (RO) na última terça-feira (4). O tutor do animal relatou que o nascimento surpreendeu toda a família.
Em entrevista ao g1, Gilberto contou que a gata já tinha dado outras crias, mas foi a primeira vez que isso aconteceu. Segundo a veterinária, Janete, ele nasceu com uma condição congênita chamada ciclopia, caracterizada por uma má formação.
A ciclopia é considerada uma condição rara tanto em animais quanto em humanos. Por isso, ele foi apelidado de "gato ciclope". Gilberto afirmou que o gatinho viveu apenas um dia e faleceu na última quarta-feira (6). Segundo o tutor, ele apresentava problemas para respirar.
Janete Silva ressalta que a expectativa de vida de animais que nascem com essa condição é bastante baixa, já que a má formação também compromete as narinas, dificultando a respiração. Ela também disse que os defeitos genéticos, como alterações nos cromossomos, ou fatores externos, como exposição a toxinas e medicamentos durante a gestação, podem estar entre as causas da anomalia.


