Geely Geome já roda em testes pelo Brasil: elétrico será rival do Dolphin
Elétrico compacto é sucesso de vendas na China

Após anunciar sua parceria com a Renault, o grupo Geely acelera seus planos para o Brasil. Além de confirmar o lançamento do SUV EX5 para julho, a marca já testa em solo nacional o compacto elétrico Geome Xingyuan, que deve ser produzido nas imediações da fábrica de São José dos Pinhais (PR).
O modelo, que compete diretamente com o BYD Dolphin na China, já ultrapassou a marca de 200 mil unidades produzidas por lá. Por aqui, o flagra foi registrado pelo perfil Placa Verde no Instagram, revelando sem dúvidas o visual característico do compacto chinês da Geely.
O Xingyuan segue a linguagem de design arredondada da marca, com faróis posicionados nas extremidades, para-choque de linhas suaves e maçanetas embutidas. O visual é limpo e moderno. Suas dimensões são de 4,13 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,57 m de altura, com entre-eixos de 2,65 m — medidas próximas às do BYD Dolphin Mini, embora o Geome seja um pouco mais encorpado, se aproximando do porte do próprio Dolphin. A grande surpresa é que, mesmo maior, o modelo promete custar menos.
Sob o capô (ou melhor, sob o assoalho), o Geome Xingyuan traz motor elétrico alimentado por baterias da CATL, com duas opções disponíveis: uma de 58 kWh, com autonomia de 310 km no ciclo CLTC, e outra maior, de 85 kWh, que entrega até 410 km de alcance.
O interior aposta na tecnologia: painel digital de 8,8 polegadas e uma central multimídia de generosos 14,6 polegadas, rodando o sistema Flyme Auto OS. As versões mais completas oferecem ainda câmera 540°, bancos com aquecimento, carregador de celular por indução e seletor de modos de condução.
Embora ainda seja cedo para cravar o preço no Brasil, na China o Geely Geome parte de apenas US$ 10 mil — algo em torno de R$ 55 mil. Considerando os custos de importação e a média dos preços praticados por modelos chineses por aqui, uma faixa estimada de R$ 110 mil parece bastante plausível. Se confirmado, será um rival de peso no segmento de elétricos acessíveis.