Economia

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética

Os selos mostram três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes

Por Da Redação
Ás

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os novos refrigeradores que chegarem ao comércio brasileiro, fabricados no País ou importados, devem exibir, a partir desta sexta-feira (1º), a nova Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica (Ence) do Instituto Nacional de Metereologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O selo mostra três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Além disso, apresenta um QR Code que, inicialmente, vai remeter o consumidor ao status do registro do refrigerador, “se ele está ativo, inativo, suspenso ou cancelado”.

“Na verdade, tem que estar sempre ativo. Significa dizer que aquele refrigerador atende aos requisitos estabelecidos no regulamento e tem liberação aprovada pelo Inmetro para ser comercializado no mercado nacional”, explicou o chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos Científicos do instituto, Hércules Souza.

Neste mês, o Inmetro deve contratar uma empresa que criará uma plataforma, na qual não será gerada somente informação do status do registro da geladeira, mas também incluirá vídeos informativos para a utilização inteligente de refrigeradores, disponibilizando dicas para o consumidor ficar atento e obter a utilização eficiente do produto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.