• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Geneticistas recuperam RNA de tigre da Tasmânia extinto há 130 anos
Mundo

Geneticistas recuperam RNA de tigre da Tasmânia extinto há 130 anos

As descobertas foram divulgadas em um estudo publicado no periódico científico Genome Research

Por Da Redação
Ás

Geneticistas recuperam RNA de tigre da Tasmânia extinto há 130 anos

Foto: John Gould

Pela primeira vez, geneticistas foram capazes de isolar e decodificar moléculas de RNA do tigre da Tasmânia, um marsupial carnívoro extinto no século passado. O material genético utilizado é proveniente de um animal da espécie com 130 anos, pertencente à coleção do Museu Sueco de História Natural em Estocolmo.

O feito histórico permitiu que os pesquisadores compreendessem melhor como os genes do animal funcionam. As descobertas foram divulgadas em um estudo publicado na terça-feira (19), no periódico científico Genome Research.

Segundo o biólogo computacional do Centro de Paleogenética e SciLifeLab na Suécia e principal autor do estudo, Emílio Mármol Sánchez, o RNA oferece a oportunidade de “passar pela célula, os tecidos e encontrar a verdadeira biologia que foi preservada no tempo para aquele animal, a espécie tilacino, pouco antes de morrerem”.

O tilacino, um predador marsupial do tamanho de um coiote, desapareceu há cerca de dois mil anos praticamente em todo o mundo, exceto no estado insular australiano da Tasmânia. Por lá, ele foi caçado até a extinção por colonos europeus. O último exemplar, chamado Benjamin, morreu em 1936, no Zoológico de Beaumaris, em Hobart, na Austrália.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.